12 passos para transformação do caráter.
Diferente do que muitos pensam os 12 passos não são somente para pessoas com uma “dependência”, são para tratamento e transformação do caráter, portanto, são para todos! Acreditamos que ao tratarmos nossas deformações de caráter não só venceremos os vícios, como também melhoraremos nossos relacionamentos em todas as esferas. O objetivo, é de nos levar a raiz do nosso verdadeiro problema!
Os 12 passos aqui, são os mesmos usados por grupos anônimos como AA, NA e outros, mas o conteúdo e a forma que ministramos são diferentes, inclusive muitos que tem conhecido o nosso trabalho e participado deste formato de tratamento tem se identificado, e os que tem compartilhado conosco, nos leva a concluir que o nosso trabalho tem inovado este conceito, acredito que isso é o resultado de termos entendido a essência da semente que fora entregue a Bill e Bob autores destes temas:
Neste conceito entendemos que todo o ser humano tem algum tipo de compulsão desde ao uso de entorpecentes, gastos demasiados, comer de forma desiquilibrada que leve a obesidade entre outras, deformidades de caráter que tem uma origem! Neste tratamento dividimos em 2 grupos os dependentes e os co-dependentes que igualmente devem ser tratados, o grande foco deste tratamento é de que você precisa focar em você em sua recuperação, como estamos falando de tratamento é necessário reconhecer a sua enfermidade para que possa surtir efeito. É bom salientar que em nossa visão acreditamos que a compulsão é um mal do coração que todos nascem com ela é uma enfermidade progressiva, incurável e fatal, mas a grande notícia é de que tem tratamento.
Formato do trabalho:
- Musica
- Ministração do tema
- Partilha
Conhecendo os 12 passos:
- Admitimos que éramos impotentes perante a nossa dicção, que nossas vidas tinham se tornado incontroláveis. Admitir é a porta de entrada para o tratamento, pois admitindo sua impotência diante das suas dificuldades você precisará exercer a força de uma divina virtude a humildade é simples, porém sozinho não conseguimos é uma passo de cada vez e a decisão é válida só por hoje!
- Viemos a acreditar que um Poder maior do que nós poderia devolver-nos à sanidade. Uma vez que admitimos nossa impotência entendemos que precisamos de uma força maior para poder vencer a nós mesmos, pois todas as nossas tentativas de mudanças foram frustradas e foi justamente em nossa vontade ou em nossas escolhas que podemos perceber uma inclinação ao erro que inclusive nos levou a desenvolver comportamentos insanos (em min e em outros) que tem prejudicado nosso bom desenvolvimento humano, somos então desafiados a conhece-lo!
- Decidimos entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus, da maneira como nós o compreendíamos. O Confronto pode revelar a nós mesmos parte oculta das nossas deformações e como tudo aquilo que vem em primeiro em nossa vida se torna um deus, assim como nos tornamos escravos de tudo o que nos domina, somos desafiados a traduzirmos imediatamente nossa esperança em ação, para não retornarmos ao ponto de partida, portanto, precisamos entregar e render-se a um poder (Deus) que possua um caráter integro e puro.
- Fizemos um profundo e destemido inventário moral de nós mesmos. Assim como uma marola, todas as nossas escolhas e ações sejam positivas ou negativas produzem um efeito sobre nós e as vidas das pessoas ao nosso redor, neste passo, somos estimulados a crescer e a medida que evoluímos nosso nível de responsabilidade também cresce, ao fazer nosso inventário, também revemos nossa história e neste encontro com nós mesmos a luz da verdade, encontramos a raiz do nosso verdadeiro problema.
- Admitimos perante Deus, perante nós mesmos, e perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas. Ao encontrarmos com a verdade percebemos que a medida que desenvolvemos um relacionamento verdadeiro com o próximo, abrimos a porta para um desenvolvimento espiritual maduro com o criador do universo, podendo vê-lo e senti-lo nas pequeninas coisas, somos desafiados a um nível de sinceridade superior nunca provado e mais uma vez a força da divina virtude “humildade” será imprescindível.
- Prontifico inteiramente a deixar que Deus remova meus defeitos de caráter. Ao fazer meu inventário me deparei com o meu real problema , conheci melhor meus defeitos e também qualidades, e, a este ponto, também me dou conta de experimentar uma vida mais leve, sem mentiras, sem culpas, sem procrastinação. Percebo o quanto é bom poder me olhar de frente! Finalmente estou vivendo uma transformação real em minha vida, vejo o leque de possibilidades e o quanto mais posso experimentar se me prontificar e aceitar o desafio.
- Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições. Quando somos confrontado pela verdade, podemos reagir de 2 formas: a) Podemos nos irar e nos defender. b) Podemos nos humilhar e corrigir. A escolha certa nos levará a experimentar um amadurecimento e crescimento, também nos dará autoridade para conquistar novas etapas em nossas vidas, evoluir como seres humanos e melhorar de forma considerável nossos relacionamentos.
- Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados. Este passo é o teste prático (ação) de nosso recém encontro com a humildade e como não pode ser apenas um mero encontro, é preciso tomar a atitude de realmente tomá-la para minha vida. Nosso objetivo é ser livre da culpa, é poder ver o mundo de frente, sem medo, sem rancor, sem raiva, sem violência más em amor! Não é um passo a ser feito pela emoção, mas sim por uma consciência amadurecida pela verdade.
- Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem. Neste passo precisaremos de duas divinas virtudes a “humildade e o perdão”, A restituição é uma parte fundamental do processo de perdão e o processo de perdão é um processo de cura! Vai deixar sua vida muito mais leve! Este processo faz parte do amor.
- Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente. Não existe mágica o que estamos vivendo é um processo de crescimento e amadurecimento, portanto, um novo estilo de vida! Tenho descoberto a pessoa incrível que estava escondida em minhas deformações e reservar um tempo para leitura, meditação e auto avaliação agora fazem parte desta nova recente vida criada e tendo em vista o despertamento que temos experimentado, continuar neste processo se torna cada vez mais satisfatório pra min e para aqueles com quem tenho me relacionado.
- Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade. A questão aqui é quem é o Deus da nossa compreensão? É preciso analisar se a ideia que temos ou tínhamos não foi construída a partir da religiosidade, frustação ou decepção de outras pessoas, porque se não for desta forma poderemos ter uma ideia errada de sua vontade sobre nós, assim como estávamos errados em fazer as escolhas que nos levaram a sermos prisioneiros de nós mesmos e de nossas próprias vontades, conhecendo verdadeiramente o caráter do Deus eterno e a sua bondade e amor, percebemos que sua vontade para conosco é que sejamos felizes.
- Tendo experimentado um despertar espiritual graças a esses passos, procuramos transmitir a mensagem a outros e praticar esses princípios em todas as nossas atividades. Temos visto que não são todos que chegam até o 12º passo, porém, normalmente os que chegam aqui sentem desejo e vocação de dar um passo a mais pois, o processo vivido aqui trouxe um novo propósito de vida, aqui poderemos experimentar lgo ainda maior, uma nova etapa em nossas vidas, mas isto vai depender da motivação do coração!
Equipe: Arado7